Faz poucos dias que recebemos e partilhamos um convite da Ntxuva Editora para participar de Antologia Natalina, que será composta por crônicas. Mas, a pergunta que talvez pode preocupar aos escritores que não têm hábito de escrever sobre esse género literário é: o que é uma crônica? Como escrever uma boa crônica? Existe regras? Quais são os requesitos a tomar em conta?.
Na verdade, foi por essas questões que decidimos escrever
este artigo que será informativo, explicativo e de forma muito breve.
A crônica é um tipo literário muito conhecido, pois é normal que entre dez autores um só não saiba o que é um crônica. Você até pode estar a perguntar-se, mas como é muito se eu nem tenho ideia de como se escreve uma crônica. Espera, pois estamos aqui para te explicar. A Crônica como género literário está entre o jornalismo e a literatura, pois não tem obrigação com a verdade, mas geralmente não é algo inventado, por absoluto.
A crônica é, simplesmente, um conto que começou nos jornais que tinham espaço que precisava ser preenchido. O único propósito de uma crônica é agradar seu leitor com uma breve narrativa de uma situação ou facto.
Uma boa crônica tem os seguintes aspetos a considerar:
Uma crônica será sempre a história de um evento ou facto
específico que é o centro da narrativa. Nele os personagens não são
desenvolvidos. Eles não têm passado nem futuro. Eles compõem a história
auxiliando na narrativa de um facto que deveria ser o tema central da crônica. Uma
crônica pode ou não ser pessoal. Pode ser um relato de um evento que ocorreu
com o próprio autor, uma situação observada ou algo que aconteceu com outra
pessoa.
A regra para compor uma crônica é não ter uma regra especial. Quer dizer, a crônica pode ser um diálogo imaginado, uma situação hipotética, algo que quase aconteceu ou aconteceu na cabeça do autor. Também pode misturar ficção com realidade. Um bom tamanho de crônica é entre 2 mil e 4 mil palavras. O autor deve sentir o tamanho ideal para sua história, a não ser que onde se destina, estabeleçam limites.
Cremos que a iniciativa que a Ntxuva Editora teve é de
possibilitar uma troca de perspetivas interculturais de diferentes pontos de
vista sobre a celebração da Natalidade.
NTXUVA EDITORA |
Como te pareceu a nossa explicação sobre esse género literário, Crônica? Abaixo nos comentários podes responder e fazer mais perguntas que possivelmente gostaria de ter uma resposta breve e clara.
Obrigado académico até logo.
👴
0 Comentários
O que te sugere o post? 👆